quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um poema romeno já gerou um roteiro de cinema?

Justamente o próximo filme que Francis Ford Coppola vai tirar do forno, Youth without Youth, é todo baseado no conto fantástico Tinerete fara de Tinerete, do romeno Mircea Eliade (1907-1986), que estou traduzindo para a Editora 34.

Mircea Eliade, cujo centenário é comemorado este ano, ficou mais conhecido entre os brasileiros como historiador das religiões, embora tenha sido também autor de extensa literatura ficcional.

Juventude sem Juventude é uma estória muito misteriosa que gira em torno do fenômeno do rejuvenescimento e de todos os temas essenciais a ele conectados: a memória, a vida eterna, o tempo que passa.

No fim dos anos 30, o velho professor moldavo Dominic Matei, recém-diagnosticado com esclerose, desembarca na estação central de Bucareste e é fulminado por um raio no Sábado de Aleluia. Não morre. Pelo contrário, rejuvenesce. A partir daí, a trama genial, envolvendo serviços secretos e interesses de Estado, acaba se desenrolando de maneira inesperada, mas sempre extremamente verossímil, na Suíça, Malta e Índia.

Quiçá o filme e a tradução despertem o merecido interesse pelos ainda desconhecidos - no Brasil - contos fantásticos de Eliade.

publicado originalmente em junho de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário