quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Romênia é dividida em estados?

Com certeza, a Romênia também é dividida em estados. Não saberia dizer, contudo, qual deles seria o mais presente ou mesmo o mais profundo. Seria fácil e até mesmo leviano indicarmos, na geografia deste país, o estado de desespero ou qualquer outro estado que esteja tão presente ou na moda nos mais diversos países - não por constituírem características próprias deste ou daquele povo ou desta ou daquela região, mas por pertencerem em geral ao mapa da alma humana.

Ao cartografar a Romênia, porém - e refiro-me sobretudo à Romênia profunda, ao seu mundo rural, dimensão mais autêntica e intensa desta nação - é freqüente nos depararmos com um determinado estado de atraso material que, aos olhos do visitante desavisado, pode parecer perfeitamente desprovido de consistência e tão somente digno de piedade. Mas esse estado oculta, misteriosamente compensando-se, um outro estado, que não sei nomear. Trata-se quase de um outro mundo, acostumados que estamos a chamar equivocadamente de normalidade os costumes ocidentais que nos inculcam. E nesse outro mundo, os valores humanos da amizade abundam, traduzidos no prazer do convívio, da boa cozinha, da boa bebida, de um "dolce far niente" construtivo e poético justamente por não visar qualquer lucro material.

Nas grandes cidades, por outro lado, especialmente em Bucareste, grassa um estado que nós, moradores urbanos, já conhecemos. Um estado de correria e de certa frieza que, talvez, aqui seja acentuado pela possivelmente explicável avidez de seus moradores por tudo o que seja consumo e por tudo o que lhes permita impôr-se diante dos vizinhos com a arrogância dos veículos 4x4 e das casas de gosto duvidosíssimo. Um lamentável estado em que TER conquistou, sufocou e até mesmo substituiu, de maneira perversa e insidiosa, SER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário